quarta-feira, 28 de julho de 2010

Nóticia Jornal i - Música Portuguesa nas Rádios


Há (muita) música portuguesa nas rádios

por António Pires, Publicado em 13 de Maio de 2010 [Jornal i]



A LEI DA RÁDIO, que impôs a obrigatoriedade de uma percentagem considerável de música portuguesa nas rádios nacionais - e locais e regionais -, apesar de ter na sua base uma premissa contestável, tem de facto contribuído para uma muito maior divulgação de música nacional, muitas vezes nova e de inegável qualidade.

E isso é bom, principalmente quando é uma realidade, há muitos anos e devido à ditadura das playlists, o decréscimo do número de programas de autor dedicados à música portuguesa.

Mas ainda os há, do incontornável "Portugália" (Antena 3), de Henrique Amaro, até alguns programas de rádios universitárias - "Santos da Casa" (RUC), de Fausto da Silva e Nuno Ávila; "Português Suave" (RUM), de José Reis; "H(À) Escuta" (RUA), de Leila Leiras... - ou o "Portugal Rebelde", de António Manuel Almeida, que é transmitido pela Douro FM. O programa lançou agora uma excelente colectânea homónima que toma o pulso a muita da música portuguesa actual e é um testemunho perfeito de como a nossa música, em 2010, está a viver um ano de ouro. Em "Portugal Rebelde", o disco, ouve-se um novo tema dos veteranos Trabalhadores do Comércio, mas tudo o resto é de grupos e artistas bastante recentes, muitos deles a cantar em português - Diabo na Cruz, Os Golpes, Os Tornados, Márcia, Ludo, Feromona - e também, e muito bem, em inglês - A Jigsaw, Minta, Noiserv, Partisan Seed - ou, no caso do instrumental de M-Pex, a levar a guitarra portuguesa e o fado para um futuro radioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário