terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

"Villa Soledade" dos Sensible Soccers chega a 26 de Março

Cinco anos depois dos primeiros passos e dois anos depois de terem surpreendido em Portugal com o disco “8”, começam a tornar-se num caso sério e estão de volta carregando a betoneira de talento. 

Falamos dos Sensible Soccers e da sua nova edição: "Villa Soledade".



Recapitulando, depois de dois anos de tournée, encerraram o ciclo de concertos em meados de 2015 com um espectáculo conceptual, intitulado “Paulo”. Foi precisamente no seguimento desse espectáculo que surgiram algumas das músicas que resultaram no segundo longa-duração prestes a ser editado: “Villa Soledade”.

Composto por sete músicas, foi gravado entre o Verão e o Outono de 2015 nos estúdios do GNRation (Braga) e no seu recanto criativo em Fornelo. A fórmula manteve-se e, como tal, foi produzido pelo Filipe Azevedo e pelo João Moreira. Desta vez a masterização ficou a cargo do Bo Kondren, do Calyx Mastering Studios (Berlim, Alemanha).

Este disco de indiferença quase nenhuma - “Villa Soledade” - encontra-se a partir deste momento disponível, em pré-venda, nas plataformas Google Play, Amazone iTunes. Nesta última, como gratificação instantânea é oferecida a possibilidade de se descarregar gratuitamente a música-single que dá nome ao disco. Por todo o mundo (e além-fronteiras) também já é possível ver as imagens que dão corpo a esta música, num videoclipe realizado pela Laetitia Morais.


Dia 26 de Fevereiro acontece a edição integral do disco, disponível digitalmente, em CD e, mais tarde, em Vinil. “Villa Soledade” é uma edição de autor em Portugal, que contará com distribuição no Brasil pela Balaclava Records e em França pela parisiense Forecast Label.

Entretanto, os Sensible Soccers darão início a um conjunto de concertos muito interessante e estenderão o rasto sónico por todo o país, não se esperando menos do que aquilo que foi feito. O arranque acontece nos dias 11 e 12 de Março na Galeria Zé dos Bois em Lisboa e a 26 de Março no Cine-Teatro Garrett na Póvoa de Varzim.

Os Sensible Soccers são: Hugo Gomes,  Filipe Azevedo e Manuel Justo

Salvador Sobral apresenta "Excuse Me"

O álbum de estreia de salvador Sobral chega a 18 de Março.

Depois de ter passado pelos Estados Unidos e de alguns anos a residir em Barcelona onde estudou jazz na prestigiada escola Taller de Musics, Salvador regressou a Portugal onde tem trabalhado neste primeiro disco de originais.



Durante o tempo que viveu nos Estados Unidos e em Barcelona, Salvador Sobral desenvolveu vários projectos musicais: compôs para si mesmo mas ao mesmo tempo criou performances arrojadas à volta da figura de Chet Baker, autênticas viagens pela bossa-nova, ou até mesmo pelas doces sonoridades da américa latina.

Ainda em Barcelona, no início de 2014, deu voz à banda de pop-indie “Noko Woi”, cujo álbum de estreia mereceu o convite para um dos palcos da edição de 2014 do Festival Sónar de Barcelona.

Durante o período de gravações, Salvador Sobral acedeu ao desafio para integrar um dos palcos da edição de 2015 do Vodafone Mexefest e, ainda sem o disco editado, acolheu generosas críticas por parte do público e da imprensa.

O disco chama-se “Excuse me”, que é também o nome do single de apresentação já disponível e teve a co-produção musical do pianista Júlio Resende, do talentoso compositor venezuelano Leonardo Aldrey e do próprio Salvador Sobral.

emmy Curl ao vivo

emmy Curl continua em digressão de “Navia” (seleção (H) À Escuta 2015), o álbum que lançou em Outubro de 2015. Aproximam-se mais dois concertos, dia 26 de Fevereiro, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, num concerto integrado no Festival Sons de Vez, e dia 19 de Março, a solo, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.



O concerto percorre o LP da cantora e compositora transmontana, reconhecida como uma das grandes promessas da indie pop nacional, e é em palco que todo o seu universo criativo se materializa, numa cuidada produção cénica, que evoca Navia, a deusa dos rios e da água na mitologia galaica e lusitana, que baptizou o Rio Neiva e dá nome a este disco.

emmy Curl está ao leme da sua caravela, na voz e guitarra, sendo acompanhada por Eurico Amorim nos teclados, João André no contrabaixo, baixo e moog e Mário Barreiros na bateria e guitarra. 

Tio Rex em dose tripla no Algarve


Depois de no passado dia 20 de Fevereiro ter  partilhado o palco do Bafo de Baco com De La Motta, Tio Rex ruma novamente ao Algarve e desta vez em dose tripla.

Os espetáculos acontecem a 5 de Março na FNAC da Guia (16H) e às 22:30 na Sociedade Recreativa Artística Farense - Os Artistas. Dia 6 é a vez de passar pela FNAC de Faro (16H).



Na bagagem Tio Rex traz o "Ensaio Sobre a Harmonia" (Seleção (H) À Escuta 2015), o EP "5 Monstros" (2014) e uma mão cheia de outras canções.passando por diversos temas de discos anteriores.

Próximas datas:


25 FEV - PORTO - Casa do Livro
26 FEV - RÉGUA - Teatrinho
27 FEV - SERTÃ - Clube Café

5 MAR - GUIA - Fnac AlgarveShopping (16h)
5 MAR - FARO - SRAF - Os Artistas
6 MAR - FARO - Fnac Faro (16h)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

(H) À Escuta 19 Fevereiro - De La Motta [áudio]

Esta semana o (H) À Escuta contou com a excelente companhia do João Mota. De La Motta é o novo projeto que reúne os irmãos João Mota (Um Corpo Estranho) e Gonçalo Mota ( (Tio Rex, Ash Is A Robot).

Falou-se do novo projeto e de outras coisinhas e ainda tivemos direito a música. Para ouvir aqui:




Portugal no Eurosonic esclarece-se em Portimão

​A AMAEI - Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes, curadora da plataforma WHY Portugal, vai desenvolver uma série de sessões de esclarecimento sobre a representação portuguesa no Eurosonic 2017. A iniciativa para profissionais da área da música, começa já por Portimão neste sábado, dia 20 de fevereiro.

Nestas sessões será explicada a origem da plataforma WHY Portugal e a razão da sua existência, a sua missão, o significado do destaque que será dado a Portugal enquanto "country focus" no Eurosonic 2017 e a importância de agregar nesta plataforma todos os subsetores da música, atribuindo força e representatividade à delegação portuguesa presente no Eurosonic em 2017.

Recorde-se que ​Portugal será o país em destaque na edição de 2017 da maior conferência profissional de música e showcase festival da Europa: o Eurosonic Noorderslag. Assim, em 2017, a programação do Eurosonic irá integrar entre 20 a 25 projetos e artistas portugueses que terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho perante uma audiência de mais de 4.000 representantes do mercado da música internacional, nomeadamente booking agencies, programadores de festivais, e outros profissionais de importância primária na internacionalização de carreiras artísticas.

Próximas sessões:

20 fevereiro - Associação Contramaré
Quinta do Amparo, Lote 10 - 1.D, 8500-000 Portimão
17:00 | Entrada Gratuita

23 fevereiro - Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural
Rua Passos Manuel, 178 - 4º, 4000-382 Porto
15:00 | Entrada Gratuita

25 fevereiro - Centro de Inovação da Mouraria, Lisboa
Travessa dos Lagares,1, Lisboa
17:00 | Entrada Gratuita


Sobre a plataforma WHY Portugal:

WHY Portugal | http://www.whyportugal.org

AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes | http://www.amaei.org

White Haus avança "This Is Heaven"

White Haus já tem sucessor do "The White Haus Album".

Depois de, em 2013, se estrear com um E.P. homónimo de clara inspiração Disco-Punk e de, no ano seguinte, ter editado o seu primeiro longa-duração – “The White Haus Album” – explorando territórios mais cósmicos, João Vieira acaba de gravar o seu sucessor.

“This is heaven”, single de avanço do segundo álbum de White Haus, retrata na perfeição este percurso feito duma assimilação e transformação, quase caleidoscópica, que torna a sua visão musical única. Como se os Talking Heads de “Remain in light” se encontrassem com Gino Soccio e Alexander Robotnik, algures na Polónia, local onde, mais uma vez, Vasco Mendes filmou o videoclip desta canção, numa sociedade que não pára de inovar.

White Haus ao vivo

26 de Fevereiro, Festival Boreal, Teatro de Vila Real
9 a 11 de Junho, Festival NOS Primavera Sound, Porto


"Capuca" dá a conhecer o novo álbum dos Throes + The Shine

"Capuca" dá a conhecer o novo álbum dos Throes + The Shine. Chama-se "Wanga" e chega em Maio.

O novo single e vídeo é uma colaboração com Pierre Kwenders, um músico congolês com base actual no Canadá. É uma mistura de melodias derivadas da música pop ocidental, vocais que misturam a fúria verbal do kuduro com o efeito contagiante dos cânticos congoleses e ritmos mais ligados à cumbia, sonoridade típica da Colômbia.  “Wanga”, produzido por

"Wanga", o novo álbum chega em Maio através da Discotexas e a produção esteve a cargo de
Moullinex.

"Hold Me" - o novo vídeo de Dj Ride

“Hold me” com a participação de Mia Holiday é o terceiro single a sair do aclamado álbum “From Scratch” de DJ RIDE.

A dar continuidade aos sucessos de “Ciúmes” com HMB e “Fumo Denso” com apicua, num disco com 13 temas e 13 convidados, “Hold Me” chega ao público acompanhado por um vídeo com uma estética 3D low-fi em que personagens low-poly povoam um cenário árido e desértico. Um vídeo que pretende ser, simultaneamente, um exercício gráfico e uma homenagem ao abraço.





“From Scratch” é um álbum que reúne alguns dos nomes mais significativos da mais moderna música urbana, como HMB, Capicua, Dengaz & Zacky Man, Stereossauro, Mia Holiday, Free The Robots & Lewis M, MGDRV, Holly, Jimmy P, Valete, NBC ou Enoque e em que afirma, mais uma vez, o seu gosto pelo risco, pela experimentação, partindo dos alicerces do Hip-Hop para viajar pelos universos mais futuristas da cena eletrónica atual.


Como não podia deixar de ser, DJ RIDE levará ao palco um espectáculo único e muito especial, onde contará com a participação da maioria dos seus convidados do álbum já no próximo dia 5 de Março como uma das mais importantes actuações do Lisboa Dance Festival na LX factory.




Sam Alone & The Gravediggers com edição internacional do "Thougher Than Leather"

“Brothers and Sisters, Lovers and Believers, Dreamers and Renegades, Those Are My Heroes…” A People Like You Records pegou em Sam Alone & The Gravediggers e edita além fronteiras o “Tougher Than Leather” (2014).

A par da notícia do lançamento internacional, o projeto de Poli Correia apresenta ainda o vídeoclip do tema “Believers And Renegades”, realizado por João Correia e produzido pelos Diffuse Studios em associação com a BAMP Films.

Recorde-se que “Tougher than Leather” é o 3ª album de Sam Alone, chegou em Novembro de 2014 e sucede a “Dead Sailor” (2008) e “Youth in the Dark” (2012).

A música de Poli Correia (aka Sam Alone) é uma forma de contar histórias próximas da sua experiência diária sobre pessoas reais com as quais todos nos podemos relacionar. Muitos dos temas abordam o crescimento pessoal, lutas e heróis quotidianos. Para Sam Alone & The Gravediggers, Poli veio armado com o seu “Working Class Rifle”, uma guitarra velha e enrugada e acompanhado pelos The Gravediggers, um grupo de músicos que pensam da mesma forma e partilham a mesma visão de tocar "música para as pessoas" fortemente apoiada no folk e canções de protesto tradicionais, mas sempre com um toque contemporâneo. 
Acima de tudo,Sam Alone & The Gravediggers mantêm uma atitude positiva enquanto expressam as suas frustrações sobre injustiças sociais tendo como objetivo tornar o mundo num lugar melhor.


No final de Março, a banda inicia uma série de datas fora de portas:

30.03.16 (CH) Zürich - Hafenkneipe

31.03.16 (CH) Herzogenbuchsee - Altes Schlachthaus

01.04.16 (DE) Karlsruhe - Alte Hackerei

02.04.16 (DE) Chemnitz - AJZ

04.04.16 (DE) Hannover - Lux

05.04.16 (DE) Berlin - Cassiopeia

06.04.16 (DE) Hamburg - Rock Cafe St. Pauli

07.04.16 (DE) Bochum - Trompete

08.04.16 (NL) Den Bosch - W2

De La Motta no Algarve!


É já este fim-de.semana que os irmãos João Mota (Um Corpo Estranho) e Gonçalo Mota (Ash Is A Robot/Tio Rex) agarram no Tio Rex e rumam novamente até ao Algarve.

De La Motta é o nome escolhido para o novo projeto dos Mota que se apresentam ao vivo no Bafo de Baco (Sábado) e no Super Coffee & Crafts (Lagos, Domingo).

Antes dos dois concertos, João Mota estará hoje no (H) À Escuta e parece que podemos contar com surpresas. "Vamos tocar algumas canções em directo e lançar, em primeira mão, um dos nossos primeiros temas, ainda inéditos, no éter". Se eles dizem, nós acreditamos e agradecemos!

De La Motta dá a conhecer-se como um projecto Indie/Folk assente numa trilha sonora cantada em várias línguas, das quais vão escorrendo paisagens que invocam uma latinidade para lá da geografia, sempre com os elementos primordiais como ponto de partida e a poesia como horizonte.


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Charm" - o novo vídeo de Xinobi

"Charm" é o novo vídeo de Xinobi.

O tema que integra o alinhamento de "1975" tem a participação de Bráulio Amado na voz. A balada retrata ainda o amor e a desavença entre duas pessoas.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Deolinda: "Corzinha de Verão"

Já estreou o videoclip oficial de "Corzinha de Verão", o primeiro single de "Outras Histórias", o novo álbum dos Deolinda.

O novo vídeo foi concebido pela banda, em parceria com a produtora Lobo Mau, realizado por Edgar Ferreira, e gravado no Museu Nacional de Arte Antiga e na Costa da Caparica.

"Outras Histórias" tem edição prevista para dia 19 de fevereiro e conta com as participações de Manel Cruz (Ornatos Violeta), no tema "Desavindos", e de Riot (Buraka Som Sistema) em "A Velha e o DJ". A Orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo, com os arranjos para cordas escritos por Filipe Melo, é outra das presenças no disco.

"Outras Histórias" estreia-se ao vivo nos dias 26 e 27 de fevereiro, em dose dupla, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Em Lisboa a apresentação do disco está marcado para o dia 22 de abril, no Teatro Tivoli e no Porto, para o dia 6 de maio, na Casa da Música. A nova digressão será ainda apresentada fora de portas, com os primeiros concertos já anunciados, em Espanha e na Bélgica. 


Deolinda ao vivo no Cine-Teatro Louletano a 4 de Junho

João Caiano apresenta "The Unlovely Stories"


A Casa da Cultura de Loulé acolhe, no próximo Sábado, o lançamento do novo EP de João Caiano.  

Info Press Release - Um dia João Caiano sentiu a desolação de um amor perdido, como milhares antes dele começaram a escrever para se curarem e engredarem num processo positivo, conhecido por todos os artistas, o transformar a sua dor em arte. Primeiro vieram as músicas de desamor, e de seguida vêm as de amor. Yin Yang veio a mente, dois CD's EP's separados mas juntos. O conceito não é novo para o mundo, mas é completamente novo para ele e o seu coração em crescimento.

O EP "The (Un)Lovely Stories é um sonho tornado realidade, com sabor amargo e doce.



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Agenda - sugestões de próximos eventos

Aqui ficam algumas propostas para os próximos dias. E hoje, no (H) À Escuta vamos tratar da parte II da nossa Seleção 2015.

05Fev | (H) À Escuta - Seleção 2015 | 19H, RUA FM
05Fev | Esfinge | Aljezur
05Fev | The Wax Flamingos | Molhóbico, Évora

05Fev | Aurora, Criatura | Lançamento Álbum
06Fev | Rita Redshoes | CCB
06Fev | Tara Perdida + Boca Doce | Bafo de Baco, Loulé
06Fev | Peixe:Avião | Rivoli, Teatro Municipal


12Fev | (H) À Escuta | 19H, RUA FM
12Fev | Paus - Tour Mitra | Cinema S. Jorge, Lisboa
12Fev | Surma + Whales + Azul-Revolto + Dj A Boy Named Sue | Maus Hábitos, Porto
12Fev | Jibóia + Torto | Galeria Zé dos Bois, Lisboa
13Fev | Paus - Tour Mitra - TAGV, Coimbra
14Fev | Pega Monstro + Éme | Galeria Zé dos Bois, Lisboa


19Fev | (H) À Escuta | 19H, RUA FM
19Fev | Lançamento "Outras Histórias" | Deolinda
20Fev | Peixe:Avião | Theatro Circo, Braga
20Fev | De La Motta | Bafo de Baco, Loulé
21Fev | De La Motta | Super Coffee & Crafts, Lagos


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Deolinda apresentam "Outras Histórias" no Cine-Teatro Louletano

Os Deolinda anunciaram a digressão do novo álbum "Outras Histórias" que tem data de lançamento prevista para 19 de Fevereiro. 



A partir deste mês, as canções de "Outras Histórias" vão ganhar vida em vários palcos nacionais e internacionais. A estreia decorre uma semana após o lançamento do álbum, nos dias 26 e 27 de Fevereiro, em dose dupla, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Em Lisboa o concerto de apresentação do disco está marcado para o dia 22 de Abril, no Teatro Tivoli e no Porto, para o dia 6 de Maio, na Casa da Música. A nova digressão será ainda apresentada fora de portas, com os primeiros concertos já anunciados, em Espanha e na Bélgica. O novo álbum chega também ao Algarve e é apresentado ao vivo no Cine-Teatro Louletano a 4 de Junho.

Este novo trabalho, gravado em co-produção com João Bessa, traça alguns caminhos que ainda não haviam sido explorados no repertório da banda. Destaque para as participações de Manel Cruz (Ornatos Violeta), no tema "Desavindos", e de Riot (Buraka Som Sistema) em "A Velha e o DJ". A Orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo, com os arranjos para cordas escritos por Filipe Melo, é outra das presenças no disco.

Fevereiro no Bafo de Baco

E assim será a programação do Bafo de Baco (Loulé) para este segundo mês de 2016!



Rua Afonso Albuquerque, nº 26, Loulé

Capitão Capitão e o "Sessenta e Quatro"

Depois de um primeiro auto-intitulado EP, onde se incluía o tema “O Lugar” (Novos Talentos FNAC 2012), e de um segundo EP, “II”, aparece agora "Sessenta e Quatro" - tema de avanço de “32”, primeiro disco de longa duração de Capitão Capitão, pseudónimo de J.P. Mendes.

“Sessenta e Quatro”, tema póstumo de um alinhamento que contará com dez canções, serve de justo single de apresentação para este disco co-produzido por João Gil (Vitorino Voador, Diabo na Cruz, You Can’t Win Charlie Brown). A repetição continua a dominar a palavra, como quem fala com pouco para tentar dizer tudo.



O tema conta com a participação de J.P. Mendes nas vozes, guitarras e teclas, João Gil no piano e António Vasconcelos Dias na bateria e foi gravado por João Gil e Manuel San Payo. As misturas do tema foram feitas por José Arantes e a masterização por Tiago de Sousa.

"Partners In Crime" dá a conhecer o novo álbum dos Birds Are Indie


Os Birds Are Indie estão de regresso com novo álbum de originais. Depois de "How Music Fits Our Silence", de 2012, e "Love Is Not Enough", de 2014, o projeto de Coimbra prepara-se para mostrar “Let’s pretend the world has stopped”. O novo disco tem edição pela Murmurio Records e o lançamento está previsto para o dia 10 de Março.


O single de avanço chama-se “Partners in Crime”e não podia ser mais que um conto delicodoce, uma espécie de manifesto-pop em que os Birds Are Indie dizem ao que vêm.


7º aniversário do BranMorrighan nos Maus Hábitos

Surma, Whales, Azul-Revolto e Dj A Boy Named Sue são os convidados do 7º aniversário do BranMorrighan que acontece no próximo dia 12 de Fevereiro nos Maus Hábitos (Porto).



Depois da festa de grande sucesso em Lisboa, no Musicbox, o 7º Aniversário do BranMorrighan volta a subir ao Porto, cidade do coração de Sofia Teixeira, para levar consigo três projectos emergentes e o conceituado Dj A Boy Named Sue. Se por um lado a festa em Lisboa reflectiu a confirmação de três talentos em 2015, a festa no Porto espelha as grandes apostas da nova música portuguesa para 2016. 

Em concerto, a noite passa por três variantes de música electrónica: Surma, Whales e Azul-Revolto. 

Surma é o projeto de Débora Umbelino, original de Leiria. Em Surma, Débora mistura sonoridades do jazz com post-rock, electrónica e noise em composições invulgares. Nos rituais desta nova tribo, combinam-se os poderes de cordas, samplers, sintetizadores, e harmonias, que nos levam para algures entre o noise e o experimental. Inovação e minimalismo exótico, ninguém sabe muito bem onde começa e acaba, nem mesmo a senhora que segue ao volante, mas é precisamente aí que reside a beleza da viagem.



Quanto aos Whales, ainda não fizeram um ano de existência mas já venceram a mais recente edição do Festival Termómetro. Dizem que o seu nome foi escolhido por causa do paralelismo que há entre o processo de composição e o trajecto que a baleia faz no oceano: “É um animal que anda devagar, mas com firmeza”.



"Viviane Entre Amigos" no Teatro das Figuras

"Entre Amigos" é o mote para o primeiro de três concertos que Viviane vai apresentar no Teatro das Figuras no âmbito da iniciativa Artista Figuras 2016.

Neste concerto Viviane irá fazer uma retrospetiva do inicio sua carreira, apresentando uma viagem musical através dos grupos e projetos em que participou. Entre Aspas, Camaleão Azul e ainda Linha da Frente são os três projetos que serão revisitados nesta noite.



No fim do espetáculo, o foyer acolhe a after party.


Convidados:

Entre Aspas - 1ª e 2ª formaçãp
Camaleão Azul
Gaijas
oLudo
Nome
Mundopardo
Funkarmonica
Nanook
Diogo Piçarra

Gijoe
Dj Lord Vegan
Dj Helena Isabel


Duração: 90 minutos
Classificação etária: maiores de 4 anos
Preços: € 12,50; assinatura Artista Figuras 2016: € 30,00

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

"Shaolin Caixaguense": é o Dezman em nome próprio

Uma década após o mítico "Atmosfera Hostil", Dezman está de volta aos álbuns com "Shaolin Caixaguense".

A dica estava lançada, as águas agitaram-se e muitos likes surgiam nas redes sociais. Assim se media a sede de um novo álbum do Dezman. Não foi preciso muito porque afinal, o trabalho estava feito. "Shaolin Caixaguense" estava pronto e faltava um dia para que fosse partilhado pela Kimahera.

"Vocês pediram né?" Então aqui está ele! Download gratuito

Youtube



Press Release - Aquele que pretende ser um retrato fiel da sociedade atual, compreende temas tão marcantes como "Máscara de ferro", "Escravos do trabalho", "Magia verde" ou ainda "Caminho p'rá glória" - músicas que retratam realidades comuns a muita gente.
Saído do limbo, local onde permaneceu adormecido para agora ser ressuscitado, este projeto é uma sinergia, um trabalho concertado que Dezman idealizou, concebeu e produziu de forma espontânea, contando com a participação de artistas que partilharam a mesma visão. Este projeto escolástico não pode deixar de ser ouvido e faz-nos refletir sobre as vicissitudes da vida.