The Imaginary Life of Rosemary and Me é o disco mais pessoal do escritor de canções e produtor Walter Benjamin, a ser editado pela Pataca Discos no dia 9 de Abril.
Com uma biografia desalinhada, Walter Benjamin lançou em nome próprio vários EPs e o álbum The National Crisispela pela extinta editora Merzbau tentando fugir à monotonia dos rótulos.
O novo disco, escrito e gravado entre o calor do Estúdio 15A em Lisboa e um quarto em Londres, é um disco de viagem e, como um livro, é para ser ouvido do princípio ao fim. Vai buscar o registo de canções no seu sentido mais genuíno, um disco direto, curto e denso mas rico em surpresas. É um álbum sem era ou geração em que as canções são o foco.
As referências vêm de todos os lados mas mantendo o registo muito próprio: de Dylan a Cohen, dos Beatles aos Beach Boys, dos Phoenix aos LCD Soundsystem, de António Carlos Jobim a Chico Buarque, dos Red House Painters aos Wilco e dos Yo La Tengo ao Beck.
O registo crooner de voz grave, profunda e sussurrada serve a exploração erótica de Under Your Dress com metais arrastados como se fosse um disco da Motown tocado em velocidade lenta, mas também a pop descarada e algo psicadélica de High Speed Love, o tropicalismo de Airport and Broken Hearts ou a folk de Mary.
À simplicidade da guitarra acústica e do piano juntam-se músicos preciosos que, entre whisky e cigarros, elevam as canções. Com ele toca a banda de sempre, João Correia & Nuno Lucas (Julie and theCarjackers) na bateria e baixo respectivamente.
Mas a lista de amigos continua com as participações de Márcia, Francisca Cortesão (Minta) e Ana Mary Bilbao nas vozes, Nick Mills e Duncan Brown nos metais, João Paulo Feliciano no Hammond, Bruno Pernadas na guitarra eléctrica ou de um B Fachada nas opiniões inconformadas ou a carregar no REC quando as mãos não chegaram.
Para o (H) À Escuta, este é já um dos melhores trabalhos deste 2012.
Um concerto a não perder este Sábado (28) | 19H | Ar Quente . Galeria Arco
Bilhetes:
- Sócio: 3.50€
- Geral: 4.50€